sexta-feira, 20 de junho de 2008

Por que São Paulo precisa de um Programa de Inspeção Ambiental Veicular?

A poluição do ar é um dos problemas graves que afetam os grandes centros urbanos, pois compromete a saúde e a qualidade de vida de seus habitantes.São Paulo é considerada a quinta cidade mais poluída, num ranking que engloba vinte das maiores metrópoles mundiais. O estudo foi elaborado pelo Centro de Informações e Pesquisa Atmosférica da Inglaterra.Conforme pesquisas do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, os veículos são os responsáveis por 85% da emissão das partículas finas.Paulo Saldiva, diretor do Laboratório de Poluição da USP afirma que a poluição em excesso é uma doença nacional e que a poluição causa mais de 200 doenças.As principais doenças relacionadas com a poluição são incapacidade mental, estresse, derrame, sinusite, câncer na tireóide, faringite, asma, bronquite, enfarte, doenças isquêmicas, angina, diabetes e infertilidade.Saldiva alerta que o custo da poluição em São Paulo é de U$1,5 bilhão por ano, considerando apenas os danos à saúde (Jornal da Tarde -Março de 2008).A gravidade da situação deixa clara a necessidade de medidas que venham a contribuir para a redução dos níveis de poluição atmosférica em São Paulo.Com a implantação de um Programa de Inspeção Ambiental Veicular, São Paulo irá se equiparar às grandes cidades do mundo que adotaram programas de qualidade do ar, melhorando a saúde e aumentando a expectativa de vida de seus habitantes.Com a inspeção e conseqüente redução das emissões veiculares, além incontestáveis benefícios para o meio ambiente e a saúde pública, o paulistano estará contribuindo para minimizar o problema do "aquecimento global", através da redução de emissões de gases de "efeito estufa".
Quais os ganhos do ponto de vista da saúde pública para a população de São Paulo?

Com o controle das emissões veiculares, os níveis de poluição do ar deverão ser reduzidos, pois não é hábito manter a cultura de manutenção e revisão dos veículos. Por outro lado, a manutenção dos veículos de acordo com os parâmetros legais certamente se refletirá na economia de combustível e, portanto, na melhoria da qualidade do ar pelo uso otimizado de combustível e pela retirada das ruas de outros carros que circulam sem licenciamento. Daqui a alguns anos será possível determinar, com precisão, os ganhos ambientais e de saúde pública.


A Poluição do ar não afeta você?

A inspeção veicular vai reduzir a quantidade de ozônio produzido na atmosfera?


O ozônio é um gás de efeito poluente quando se concentra na troposfera (camada de ar que vai até 10 quilômetros de altura). Nesse caso, seus efeitos são prejudiciais à saúde, diminuindo os mecanismos de defesa do sistema respiratório. Mas, quando localizado na estratosfera (acima de 40 quilômetros da superfície), forma uma camada que protege o planeta da radiação ultravioleta.Nas camadas mais baixas, o ozônio se forma por reação fotoquímica entre hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), oxigênio e luz.Portanto, o maior causador dos altos índices de sua presença é a grande frota circulante de veículos.Controlando a emissão de HC e NOx por meio da inspeção veicular anual, as concentrações de ozônio na troposfera diminuirão.O Programa I/M também fiscalizará a emissão de NOx pelos veículos, assim que o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA estabelecer a metodologia e os limites para cada ano/modelo. A SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE fará gestões para que limites sejam definidos.




Quantos países fazem Inspeção Veicular?

A inspeção veicular ocorre em 51 países em todos os continentes, sendo que, em muitos deles, há décadas.. Na América Latina, já existe inspeção veicular no Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Costa Rica e México.




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